terça-feira, 8 de setembro de 2009

Unerj e Movimento estudantil

Unerj e Movimento estudantil

A Unerj está cada vez mais presente no movimento estudantil.

Este ano a instituição esteve presente no 33º CONUCE (Congresso da União Catarinense de Estudantes), 51º CONUNE (Congresso da União Nacional dos Estudantes) e, do 1º Fórum Universitário de Joinville.Durante os dias 13 e 14 de junho, no campus da Unoesc em Joaçaba, realizou-se o 33º CONUCE.

Diversas IES (instituições de Ensino Superior) estiveram presentes.
Houve diversos debates sobre: A atual situação da educação no estado e no Brasil, a crise mundial financeira, conjuntura política, ampliação de investimentos em educação, Conferência Nacional de Juventude, regulamentação do ensino privado, reforma universitária, privatização das instituições fundacionais (FURB, UNIVALI, UNISUL, UnC, UNOESC, UNESC, UNOCHAPECÓ, UNIVILLE, UNIDAVI UNIPLAC) entre outros temas, além de eleger a próxima diretoria da entidade.

Entre os dias 15 e 19 de julho, a cidade de Brasília sediou 51º CONUNUE.Durante quatro dias, reunir-se cerca de 15 mil estudantes, entre delegados (eleitos nas universidades), observadores credenciados, personalidades políticas e convidados, reunidos em torno de uma ampla programação de debates, painéis, plenárias, passeatas, além de diversas atividades culturais. Neste que foi o mais repressentativo congresso da instituição, participaram do processo 92% da IES do país.

O 51º CONUNE, também foi o primeiro congresso da UNE, a ter a participação de um presindente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, que defendeu a ampliação ao ensino superior, e as cotas.

O presidente respondeu ao pedidos dos acadêmicos em maior participação do Estado na Petrobrás, frente a nacionalização do Pré-Sal, também afirmou o compromisso da reconstrução da sede da UNE, apresentando a maquete da mesma, projetada por Oscar Niemeyer.


" A universidade não deve ser só um meio de preparar a pessoa para o mercado de trabalho, mas sim uma fonte do conhecimento."(Marcos Aurélio Fernandes).

Nenhum comentário:

Postar um comentário